Tecnologia Educacional
Eduardo Schwabe
Muito se fala em aplicação dos recursos tecnológicos nos meios educacionais. É fácil atribuir grandes sucessos ao uso de tecnologias avançadas, porém é imprescindível valorizar o trabalho humano e inteligente do professor no uso destas em sala de aula.
Do mimeógrafo a álcool para a reprodução xerográfica em cores, criou-se um novo potencial em termos de qualidade e tempo para a preparação de materiais e recursos pedagógicos. O gravador cassete, a televisão, o retroprojetor, os slides, o computador têm trazido ótimos benefícios quando bem utilizados e explorados pelos professores; entretanto não é o recurso que determina uma boa educação. A Educação depende, principalmente, da formação e competência dos seus profissionais.
Verificamos que nos últimos tempos a informática é muito importante para a educação, sendo assim um apoio pedagógico para as aulas. Onde o aluno não fica somente dentro de uma sala com livros e cadernos. Podendo o professor criar várias técnicas de ensino numa sala de informática. Motivando os alunos com os diversos conteúdos. Sendo assim o aluno tera contato com o mundo virtual e também com o mundo real. O aluno vai explorar o computador, realiza atividades complementares e organiza idéias. Com diz José Moran: “O educador continua sendo importante, não como informador nem como papagaio repetidor de informações prontas, mas como mediador e organizador de processos.”
O professor tem que estar pesquisando, se aperfeiçoando para o dia a dia. Para poder junto com seus alunos poder ajuda-los e também incentiva-los a usar o computador e questionar e tirar suas dúvidas. Temos que ter coragem em levar os alunos para a sala de informática e estar seguros do que quer e ter um pouco de domínio da tecnologia a ser utilizada e alcançar seus objetivos de ensinar e ter bons resultados de suas aulas.
Não se pode negar a aplicabilidade da tecnologia nas diversas áreas do fazer humano. A sua evolução tem trazido conforto e melhores condições de trabalho para muitos, mas as rápidas transformações provocadas por ela têm deixado um tipo de instabilidade relacionado à mudança social. Em alguns setores, ela evoluiu tanto que acabou dispensando o próprio homem. As tentativas educacionais com uso de tecnologia do tipo “teleconferência” raramente mostraram ganhos significativos de aprendizagem. Isto quer dizer que o recurso pode ser fascinante e de longo alcance, mas será sempre recurso.
O encantamento em torno da tecnologia, no caso do computador e internet, traz o perigo de se pensar que basta possuí-lo, dispensando o trabalho árduo de estudo, raciocínio, interpretação, memorização que faz de educandos e educadores, seres pensantes, reflexivos e criativos.
Para a Educação, o papel principal é o professor. A tecnologia é apenas um recurso.
Referencia:
MORAN, José Manoel.
Como Utilizar as tecnologias na escola.
2 comentários:
Olá Eduardo!
Parabéns pelo seu blog. Aguardamos mais postagens. Continue este espaço para divulgar seus trabalhos.
Oi Eduardo, você e a Gissele fizeram o texto " Tecnologia Educacional" juntos? Então sugiro que coloquem o nome dos dois como autores e publiquem nos dois blogs.
Abraços
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