segunda-feira, 16 de junho de 2008

Tecnologia Educacional

Muito se fala em aplicação dos recursos tecnológicos nos mei



Tecnologia Educacional

Eduardo Schwabe

Muito se fala em aplicação dos recursos tecnológicos nos meios educacionais. É fácil atribuir grandes sucessos ao uso de tecnologias avançadas, porém é imprescindível valorizar o trabalho humano e inteligente do professor no uso destas em sala de aula.

Do mimeógrafo a álcool para a reprodução xerográfica em cores, criou-se um novo potencial em termos de qualidade e tempo para a preparação de materiais e recursos pedagógicos. O gravador cassete, a televisão, o retroprojetor, os slides, o computador têm trazido ótimos benefícios quando bem utilizados e explorados pelos professores; entretanto não é o recurso que determina uma boa educação. A Educação depende, principalmente, da formação e competência dos seus profissionais.

Verificamos que nos últimos tempos a informática é muito importante para a educação, sendo assim um apoio pedagógico para as aulas. Onde o aluno não fica somente dentro de uma sala com livros e cadernos. Podendo o professor criar várias técnicas de ensino numa sala de informática. Motivando os alunos com os diversos conteúdos. Sendo assim o aluno tera contato com o mundo virtual e também com o mundo real. O aluno vai explorar o computador, realiza atividades complementares e organiza idéias. Com diz José Moran: “O educador continua sendo importante, não como informador nem como papagaio repetidor de informações prontas, mas como mediador e organizador de processos.”

O professor tem que estar pesquisando, se aperfeiçoando para o dia a dia. Para poder junto com seus alunos poder ajuda-los e também incentiva-los a usar o computador e questionar e tirar suas dúvidas. Temos que ter coragem em levar os alunos para a sala de informática e estar seguros do que quer e ter um pouco de domínio da tecnologia a ser utilizada e alcançar seus objetivos de ensinar e ter bons resultados de suas aulas.

Não se pode negar a aplicabilidade da tecnologia nas diversas áreas do fazer humano. A sua evolução tem trazido conforto e melhores condições de trabalho para muitos, mas as rápidas transformações provocadas por ela têm deixado um tipo de instabilidade relacionado à mudança social. Em alguns setores, ela evoluiu tanto que acabou dispensando o próprio homem. As tentativas educacionais com uso de tecnologia do tipo “teleconferência” raramente mostraram ganhos significativos de aprendizagem. Isto quer dizer que o recurso pode ser fascinante e de longo alcance, mas será sempre recurso.

O encantamento em torno da tecnologia, no caso do computador e internet, traz o perigo de se pensar que basta possuí-lo, dispensando o trabalho árduo de estudo, raciocínio, interpretação, memorização que faz de educandos e educadores, seres pensantes, reflexivos e criativos.

Para a Educação, o papel principal é o professor. A tecnologia é apenas um recurso.



Referencia:

MORAN, José Manoel.

Como Utilizar as tecnologias na escola.


2 comentários:

Cibele disse...

Olá Eduardo!
Parabéns pelo seu blog. Aguardamos mais postagens. Continue este espaço para divulgar seus trabalhos.

Cibele disse...

Oi Eduardo, você e a Gissele fizeram o texto " Tecnologia Educacional" juntos? Então sugiro que coloquem o nome dos dois como autores e publiquem nos dois blogs.
Abraços